Peso do PSE passenger service equipment
Peso da tripulação e sua bagagem crew and crew baggage weight
Pesos máximos – limites máximos do fabricante
Limitação estrutural – MZFW Maximum Zero Fuel Weight
Massa máxima à descolagem – MTOW Maximum Take Off Weight – Massa máxima total autorizada no início da corrida para descolagem.
Massa máxima à aterragem – MLW – Maximum Landing Weight Massa máxima total autorizada para uma aterragem em condições normais
Massa na aterragem(peso na descolagem menos o combustível da viagem )– LW Landing Weight
Massa na descolagem mais o combustível de rolagem – RW Ramp Weight
Massa operacional em vazio - DOW Dry operating weight – Massa total do avião apta para um tipo específico de operação, excluindo todo o combustível utilizável e a massa de tráfego. Nesta massa estão incluídos os seguintes itens:
1) Tripulação e respectiva bagagem;
2) Catering e equipamento amovível para serviço a bordo; e
3) Água potável e produtos químicos para as instalações sanitárias.
Peso à descolagem – TOW Takeoff weight
Massa máxima com o combustível a zero– ZFW Zero Fuel Weight - A massa máxima autorizada de um avião sem combustível. A massa do combustível existente em reservatórios especiais deve ser incluída na massa de combustível a zero, quando explicitamente mencionado nas limitações do Manual de Voo do Avião.
Weight terms
Basic weight BW Massa em vazio
Peso total da aeronave em vazio, incluindo equipamento fixo ( galleys, fornos…), combustível não recuperável, equipamento de manutenção permanente a bordo (spares, flight kit)
O peso é obtido com uma pesagem do avião na manutenção antes de entrar ao serviço ou após as grandes inspeções GIs
Dry operating weight DOW Massa operacional em vazio
Somando ao basic weight, a crew (peso da tripulação e sua bagagem} e o pantry ( peso do catering)obtem-se o DOW
Landing Weight LW Massa na aterragem
Peso total do avião à aterragem.
Calcula-se subtraindo o trip fuel (peso do combustível previsto para consumo durante a viagem) ao Take off weight TOW
Maximum Landing Weight MLW Massa máxima à aterragem
Maximum TakeOff Weight MTOW Massa máxima à descolagem
Maximum Zero Fuel Weight MZFW Massa máxima sem combustível
Ramp Weight RW Massa na descolagem mais o combustível de rolagem
Takeoff Weight TOW Massa na descolagem
Peso da aeronave preparada para descolar ( todo o tráfego e combustível )
Zero Fuel Weight ZFW Massa máxima com o combustível a zero
Máximos estruturais
Pesos estabelecidos pelo fabricante do avião. Os máximos estruturais nunca podem ser ultrapassados.
Podem ser reduzidos por fatores que condicionem a aterragem ou descolagem ( comprimento da pista, ventos, temperatura, etc.), significa que fatores operacionais podem determinar pesos máximos estruturais mais restritivos que o máximos do fabricante.
Maximum Landing Weight MLW Massa máxima à aterragem
Limitação que resulta da resistência dos trens de aterragem
Maximum TakeOff Weight MTOW Massa máxima à descolagem
Limitação que resulta da capacidade de elevação da aeronave
Maximum Zero Fuel Weight MZFW Massa máxima sem combustível
Peso limite imposto para evitar que a resistência das asas seja excedida
Durante o voo, o peso do avião muda constantemente à medida que o avião consome combustível. Em voo, o avião gira sobre o centro de gravidade e o sentido da força do peso dirige-se sempre para o centro da terra. Para fazer o avião voar, deve ser gerada uma força que compensa o seu peso. Essa força é chamada sustentação e é gerada pelo movimento do avião através do ar. A sustentação é uma força aerodinâmica. A maior parte da sustentação é gerada pelas asas. A medida que o avião se move através do ar, há uma força aerodinâmica presente. O ar resiste ao movimento do avião e esta força de resistência é denominada “arrasto” ou “atrito”
Allowed weight for take-off Peso máximo que a aeronave pode descolar
O menor dos três valores corresponde ao peso máximo que o avião pode descolar
Somando ao Maximum Zero Fuel Weight MZFW o Take-Off Fuel TOF encontramos o primeiro valor
Considerando o Maximum TakeOff Weight MTOW encontramos o segundo valor
Somando ao Maximum Landing Weight MLW o Trip fuel encontramos o terceiro valor
Densidade do combustível – Fuel density
Combustível para rolagem no solo — O combustível consumido antes da descolagem Taxi fuel
Peso do combustível antes da rolagem – Block fuel
Combustível de rolagem mais o combustível da viagem – Burn-off fuel
Peso de combustível na descolagem – TOF Take Off Fuel
Combustível de percurso — Combustível para chegar ao destino – Peso pré-calculado de combustível para a viagem -Trip fuel
Fuel terms
Ballast fuel
Block fuel Peso do combustível antes da rolagem
Burn-off fuel Combustível de rolagem mais o combustível da viagem
Reserve fuel
Taxi fuel Combustível para rolagem no solo
Take-Off Fuel TOF Peso de combustível na descolagem
Trip fuel Combustível de percurso
Tráfego
Load terms
Allowed traffic load Peso permitido para o tráfego
Se subtrairmos o valor do operating weight ao Allowed weight for take-off obtemos o peso permitido para o tráfego – passageiros, bagagem, carga e correio
Centragem
Para efeitos de centragem podemos imaginar o avião como uma balança em que o ponto de aplicação da força ascensional que sustenta o avião no ar, funciona como o fulcro da balança
Balance terms
BI Basic index
CG Center of gravity Centro de gravidade
Ponto onde se estabelece o equilíbrio perfeito
DOI Dry Operating Index
DLI Dead Load Index
LIZFW Loaded Index at Zero fuel weight
MAC Mean Aerodynamic Chord Corda média aerodinâmica
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Espero que tenham gostado, um abraço!
Fonte: www.pista73.com